Conferência municipal discute direitos da criança e do adolescente em Alto Araguaia

Por Thays Aguiar (Estagiária) | Assecom/AIA

Com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, Alto Araguaia (415km de Cuiabá) recebeu a quarta edição da Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente. Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS) por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o evento contou com a presença do poder público, sociedade civil, além de crianças e adolescentes.

Realizado na Câmara Municipal na sexta-feira (23), a ação visa buscar soluções necessárias para os problemas enfrentados hoje pelas crianças e adolescentes da cidade. Na conferência tais soluções foram propostas, pensadas, discutidas e aprovadas com as deliberações dos grupos para a X Conferência Estadual, que também contará com a participação dos delegados eleitos para representar o município.

A Palestrante do evento, Adriana Edna Duarte, Assistente Social que atua na Secretaria do Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) relatou o maior desafio para trabalhar no meio de crianças e adolescentes. “Apesar de termos canais como o disque 100, Conselho Tutelar, Cras e Creas dos municípios, podemos ver que ainda existe muita violência dentro de casa, em instituições e muitas crianças passando por situações de direitos violados. Precisamos abrir mais canais para denúncias e esse espaço hoje também foi para criar novas propostas para que tenhamos outros espaços de denúncias” Pontua, a assistente.

Quatro eixos foram discutidos, sendo eles, Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

“Nós precisamos pensar em como está a nossa política de atendimento para criança e adolescente no município, o que precisamos fazer para aprimora-la para que ela funcione de uma maneira efetiva e eficaz”, comenta Tatiana Gulo, Assistente Social do CRAS de Alto Araguaia.